Ana Telma Fotografia – moments & stories » Fotografia de Família e Casamentos

Tirando as teias de aranha…

Oi Gente! Quanto tempo hein!!! :D

(pausa dramática: fui dar uma olhada aqui e o último post de algum trabalho aqui foi feito em abril e de um aniversário que ocorreu em fevereiro!!!! :O Que vergonha! :( E daí que eu fico séculos sem aparecer e quando apareço… testamentooooooo! hauahauhauh Bom, vamos lá… quem ler tudo até o final ganha um potinho de brigadeiro de panela! \o/)

Meus amigos e os milhaaaares de leitores desse blog (cof, cof) sabem o quanto eu adoooro escrever, e fotografar, e fazer novos amigos, e juntar isso tudo nesse espaço aqui. O que a maioria das pessoas não sabe é todo o resto que se passa na minha vida. Não, não vou fazer um post triste, chato, cheio de coisas sérias… porque, né? Não sou eu. :) Mas eu senti necessidade de vir aqui explicar algumas coisinhas, talvez até mais pra mim.

Bom… Pra quem não sabe, eu sou funcionária pública, trabalho no meu emprego regular de segunda a sexta, das 9h às 18h. É um emprego que não tem absolutamente naaada a ver comigo, mas que no fundo eu gosto de fazer e, mais ainda, eu AMO as pessoas com quem eu trabalho e me divirto muito lá! :) Para completar minha rotina semanal, eu faço faculdade à noite, de Jornalismo – que era um sonho da minha vida, mas depois eu explico isso em outro post! rs Então vocês façam as contas e e vejam quanto tempo me sobra para realizar o trabalho de fotógrafa.

Uma pequena pausa aqui e MUITO importante! O trabalho de fotógrafa… Ser fotógrafo é uma delícia, né??? :D Claro que é! Ver coisas lindas, pessoas felizes, poder despertar sentimentos das pessoas com a nossa arte, imortalizar momentos… tudo isso é lindo! Mas isso é ser fotógrafo. Não é ser profissional da fotografia. Para você ser um fotógrafo de profissão, ou seja, ter isso como um trabalho, exige muuuuuito mais que só câmera no pescoço, inspiração e alegria de viver. Gente, é como qualquer profissão! Tem dias que é um saco lidar com prazos, fornecedores, pessoas sem noção, coisas que dão errado, pagamentos atrasados, organização, administração… Trabalhar com o que se ama é ótimo? É. Mas não te exime de toda essa parte chata que toda função tem.

Na prática, ser fotógrafo profissional é:

– estudar fotografia (meio óbvio, né? mas digamos que tem gente que… digamos… não se lembra disse 24h por dia! rs)

– pesquisar sobre equipamentos (quais vão te acrescentar no seu estilo, quais você pode pagar, quais você vai querer incorporar, um estudo sem fim)

– fazer cursos, congressos, workshops (aperfeiçoamento, sempre!)

– estudar (Pô, de novo?!) sobre marketing, administração, design, contabilidade (óbvio que aqui você pode terceirizar todos esses serviços se quiser e puder, mas sendo uma empresa conglomerado de uma só pessoa, como eu, fica meio difícil às vezes rs)

– decidir sobre isso tudo que falei antes (onde anunciar, qual a verba, quais estratégias de marketing utilizar, uso de mídias sociais, como atrair novos clientes, como se posicionar no mercado, controlar pagamentos de clientes e fornecedores, etc. ai, já cansei… rs)

Essa foi a parte técnica e administrativa. E olha que eu tô resumindo, eu juro! Daí que você tem um cliente, né? Legal! O que você tem que fazer? Pesquisar inspirações para tornar o trabalho único e encantador, ter ideias (elas não caem do céu, eu ralo bastante para que elas venham – tipo tomar banhos de 40 minutos), pensar em como aplicar aquele ensaio liiiindo que você viu na revista X para o seu próximo ensaio de gestante no Jardim Botânico, vender a ideia pro seu cliente, pensar em como executar. Ufa! Cabô? Não né? Eu já tirei alguma foto nesse processo??? rrsrrss Daí você vai lá no dia, faz as fotos, bate altos papos com seus novos amigos ♥ e vai pra casa continuar o trabalho técnico. Baixar as fotos no computador, fazer backup, escolher as melhores para as prévias, fazer a prévia no seu portfolio (que, ultimamente, no meu caso, tem sido o facebook), fazer a prévia para o cliente, fazer post no blog, editar o ensaio inteiro, tratar as fotos selecionadas para entrega final, gravar os DVDs, fazer a arte da capinha, do label. Embalar tudo da maneira mais linda possível e entregar pro cliente. Oi? Álbum? Aaaahhhh é! Ainda tem o álbum. Escolhe as fotos, faz o layout, manda pro cliente, cliente aprova, ajusta no programa da gráfica, envia pra gráfica, acompanha a gráfica, xinga a gráfica quando ela atrasa, recebe, tira daquela caixa de papelão feia, tira foto, bota no facebook (se maquia antes pra sair bonita na foto com o álbum rs), embala lindamente e entrega pro cliente. (use a imaginação para a entrega, porque ainda tem todo o processo de liga/manda email pro cliente, marca de encontrar ou leva na casa dele ou bota no correio). Esse foi todo o workflow de trabalho de um único cliente. De novo, resumido. Agora você multiplica isso por tipo… cinco clientes que são atendidos simultaneamente? Pronto, essa é minha vida, esse é meu clube. (fora que antes de FAZER isso tudo, você tem que DEFINIR isso tudo… como será o tratamento das imagens, como será sua embalagem, que cores, que materiais, que estilo, que mimos oferecer, são horas e horas e horas no computador pesquisando isso tudo………. geeente, tá, parei! Porque senão a cada 5 segundos vou lembrar de mais alguma coisa e esse post não vai acabar nunca! rs)

Não vou negar, se você fez a matemática lá de cima direitinho, é óbvio que o meu tempo não dá pra isso tudo, porque até a última vez que eu chequei, eu era uma só. Então, se eu só tenho sábado e domingo para trabalhar como fotógrafa (em teoria, porque as madrugadas são infinitas…) e se no sábado eu tô fotografando um casamento e no domingo eu tô fotografando um ensaio (vida pessoal? o que é isso?), o que ocorre??? Eu não dou conta de fazer tudo. Eu atraso prazos. Muitos. Meus clientes sabem disso, vivo me desculpando pelos atrasos e oferecendo brindes. Não engano ninguém (mando email, peço mil desculpas, peço para estender um prazo e posso dizer que sou muuuuito abençoada porque meus clientes, sempre muito compreensivos, me perdoam e continuam me amando (pelo menos eu acho! rs) Só que é MUITO ruim ouvir sempre a mesma frase: “Valeu a pena esperar!” Ótimo que valeu a pena, né? rs Acho que eu merecia morrer se fosse esse poço de desorganização e ainda fosse ruim como fotógrafa… rs

Isso tuuuuuudo, todo esse testamento foi só para chegar agora no final e dizer “tá vendo porque eu não atualizo o blog?” Não tenho tempo! Porque eu atraso, mas eu preciso utilizar meu tempo, que é super escasso, para finalizar os trabalhos para entregar para os clientes em vez de fazer posts pro blog… Atualizar o blog dá trabalho, por isso o facebook tá sempre em dia, porque é muito mais simples. Tem que escolher as fotos e eu sou uma pessoa apegada… Daí gasto um tempãããoooo escolhendo que fotos vou colocar aqui, arrumando elas no layout, fazendo o texto. E isso pra mim é imprescindível! Eu gosto de exibir o meu trabalho dessa forma, de conectar a história das fotos com as minhas palavras. Porque não sei se vocês sabem, além de ser super conhecida como “atrasilda”, eu sou “a menina que sabe escrever no blog como ninguém e fazer as pessoas se sentirem como se estivessem ali”. :) E eu me orgulho muito disso. :)

Ah! E além disso tudo, o blog  não é simplesmente um portfolio, um lugar para colocar meus últimos trabalhos. Sendo profissional de arte e criação autônoma e sem escritório comercial, as pessoas me acham onde? Nas internets, nos google! E se eu não atualizo o blog onde eu apareço no Google? Lááááá na 53ª página, depois do tiozinho tirador de foto de Piraporoca da Serra… rsrs No mundo atual, você tem que estar lá na primeira página do Google, gente… Google é vida, é a páginas amarelas da modernidade.

Anyway… Como eu disse lá no início, esse não é um post apenas para chorar as minhas mazelas… rs É um post marco para mim e para a história desse blog (anotem em suas agendas para virem me dar parabéns daqui a um ano, hein!! rsrsrrs) Quero contar o que eu fiz no último mês e como as coisas serão daqui pra frente. Estou de férias do meu trabalho regular há 15 dias e decidi que nesse mês de junho eu não ia agendar nenhum cliente novo de fotografia. Recusei alguns trabalhos e informei que a agenda estava fechada. Eu precisava dessa pausa para me organizar.  Meu último trabalho foi dia 10/06 e o próximo será amanhã (24/06). Nesse tempo, me dediquei a terminar tooodos os trabalhos que não havia entregue ainda e estavam atrasados e… tchanaaaam! :D Consegui terminar!!!! Tô tão feliz, genteeee! Cês não tem ideia da sensação de poder! :D Logo, queridos clientes, se você ainda não recebeu suas fotos, já aviso que elas serão entregues/colocadas no correio na próxima semana. E, para os próximos clientes: não haverá mais atrasos! Além de ter me organizado e terminado com as pendências, o que me fará respeitar todos os próximos prazos, tive que adotar uma estratégia de marcação de novos clientes mais rígida. Explico: do início do ano pra cá, eu tive muitos novos clientes e fiquei tão feliz com isso! Saí marcando todos os ensaios e eventos para um fim de semana atrás do outro e… bom, o resto vocês já sabem, já contei aqui. Fiquei sem tempo para o resto do trabalho e acabaram ocorrendo os atrasos. A partir de agora, agendarei no máximo 4 trabalhos por mês. Ou seja, minha agenda de julho já está fechada, não vou marcar mais nada. Com o tempo, se eu ver que estou conseguindo me organizar muito bem, aumento esse limite. Mas acho que isso não vai acontecer, pelo menos não enquanto eu não terminar a faculdade (que deve ser até o meio do ano que vem). Portanto, peço aos futuros clientes que agendem seus ensaios e eventos com a maior antecedência possível, pois as datas disponíveis ficarão bem reduzidas.

E a melhor notícia! :D Como agora estou super organizada e de férias da faculdade também, vou poder postar as sessões que ainda não apareceram por aqui e também virão muuuuitas novidades no blog! Para vocês terem uma ideia, eu tenho uma logo nova desde março e até hoje ainda não consegui mudar o layout desse site e todas as coisas da minha marca… :/ Mas isso será feito nos próximos dias! Estou suuuuper ansiosa! :D

Bom… para quem leu até aqui… Meu carinho imenso, meu agradecimento e eu só peço que não me abandonem. Aos clientes, futuros clientes, leitores, seguidores, admiradores, colegas, muuuuito obrigada mesmo por estarem ao meu lado. É só por vocês que eu estou aqui, fotografando, estudando, me explicando, me dedicando… enfim! – sendo eu. :) Deixo com vocês uma foto minha, no penúltimo trabalho que fiz, que marcou pra mim o fim de um ciclo e começo de outro. E que venham fotos lindas e as novidades! ;)

Beijinhos!

Ana T.

  • Vanessa Cerqueira - 5 de julho de 2012 - 20:11

    Oi Ana tb li até o final! Desejo muito sucesso e muitos clicks, pois vc merece!! BeijosReplyCancel

  • Ana Correa - 16 de julho de 2012 - 12:09

    Amiga, te admiro muitaoo! E adorooo sua energia para as coisas! Voce vai longe longe!!! Dia 29 to no rio para mais uma aventura contigo! Vai ser otimo!!! BeijaoooReplyCancel

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Os campos marcados são obrigatórios *

*

*