Ana Telma Fotografia – moments & stories » Fotografia de Família e Casamentos

Sessão de Fotos na Bahia? : Ensaio de Família em Salvador

Essa história vale a pena você pegar um suquinho, um sorvete ou um chocolate pra acompanhar… Porque ela é looooonga! ;)

Tá vendo o título desse post? Então, foi assim que tudo começou! No dia 15 de setembro de 2011, eu recebi um email que ia mudar a minha vida. O título era “Sessão de fotos na Bahia?” e eu me lembro como se fosse ontem… Eu estava no laboratório de informática da faculdade, terminando de ler uns emails e já estava de saída pra um choppinho com os amigos. Quando comecei a ler o email da Rejane, avisei pra Nath (minha amiga da faculdade) que era pra ela me esperar na cantina, pois eu ainda ia demorar um pouquinho. Minha primeira impressão foi “Não pode ser verdade esse email…” rsrs Quando que alguém ia me catar aqui no Rio pra ir fotografar lá na Bahia??? rsrs Principalmente uma pessoa falando que mora na Califórnia, quer que você vá pra Bahia, pra fotografar ela e mais a família toda dela porque gosta do seu trabalho e quer única e exclusivamente você e mais ninguém! (vocês podem não saber, mas nós fotógrafos INFELIZMENTE recebemos muitos emails falsos, de outros fotógrafos querendo saber quanto a gente cobra e como é a nossa forma de lidar com o cliente. Uma pena, porque eu canso de falar que comigo não precisa disso, quer me perguntar qualquer coisa, pode abrir o jogo! Pode ver que tá até escrito ali no meu formulário de contato. E os colegas que já me mandaram email pedindo ajudinhas, sabem que é verdade! ;) )

Mas, voltando ao assunto… rs Eu fui lendo o email da Re e sabia que não era uma história de mentirinha, era realmente uma pessoa que queria que eu me despencasse pra outra região, estado e capital, pra poder registrar momentos dela com a família. Gente. Não, sério. Para tudo. Tem noção??? Você tem noção de quanto isso é gratificante? Tem noção do orgulho que eu senti de mim mesma ali? Tem noção do que é você ter a certeza de que está no caminho certo e que seu esforço é reconhecido pelas pessoas, pelo seu público? Não, vocês não tem noção… Vocês não tem noção da alegria que eu senti ali naquele momento. Não me lembro se eu contei isso pra Rejane, mas eu li e reli o email dela umas cinco vezes ali naquela hora e mais não sei quantas no dia seguinte, não parei de pensar nisso, nessa oportunidade, nessa experiência que eu queria MUITO curtir. Comecei a rascunhar a resposta (que foi longa, pra variar… rs), até que, no dia seguinte, mandei aquele que deu origem a mais de 50 emails antes da nossa sessão e sei lá mais quantos depois… rs

Bom, depois a Rejane me contou que tinha descoberto meu trabalho através do Dicas de Fotografia, um blog maravilhoso, com muitas dicas valiosíssimas para fotógrafos, no qual eu tive o prazer de colaborar com um artigo, no início do ano passado. Sendo ela mesma apaixonada por fotografia, gostou muito do meu trabalho e do da Claudia Regina também (fotógrafa MARA de Curitiba, que comanda o DDF). E, por isso, eu só tenho a agradecer à querida Claudia Regina, pela oportunidade, não só de poder compartilhar meu conhecimento com outros fotógrafos – o que eu adoro! – mas também de poder levar meu trabalho a todo canto do mundo e conhecer pessoas maravilhosas como a Rej, a Renata, o Rodrigo, a Vanessa… (Vanessa e Rodrigo vocês já conheceram, nesse post aqui! ;) )

Aí que depois de muitos emails, finalmente nos encontramos em Salvador, no dia 19 de dezembro, para fazermos as fotos da Rejane e do seu filho, Kaan. Nome lindo, né? :D Quer dizer ‘Imperador’ em turco. O Mete, marido da Rej, é turco! Infelizmente, ele não conseguiu vir dos USA pro Brasil a tempo da sessão, acabou chegando só pro Natal… Mas nós já vamos planejando a próxima sessão com ele, né Rej? :D E eu, quando for conhecer a Califórnia, não vou deixar de dar uma passadinha lá na cidade deles pra umas fotos lindas também, né? :D

Mas… e por que eu falei que esse ensaio mudou a minha vida? É o seguinte: minha vida mudou quando a Rejane entrou nela. Lááááá em setembro, no primeiro email. Ali eu vi, tive a certeza, de que alguma coisa eu estava fazendo certa. Se ela viu em mim, no meu trabalho, toda a dedicação e carinho que eu coloco nele… é isso. Eu atingi meu objetivo. Ela me deu forças (e me dá até hoje!) pra continuar, pra passar mais noites em claro, pra nunca desistir de estudar e pesquisar cada vez mais, não só sobre fotografia, mas sobre como ser uma profissional melhor para os meus clientes. Não que os clientes que eu tive antes dela não importaram ou qualquer coisa do gênero. Mas a maioria dos meus clientes eram pessoas ou que eu conheço ou que são indicações de amigos ou parentes meus. E a Rejane não… Me achou na Internet, do nada e, depois de ver váááários fotógrafos e inclusive já ter sido cliente de uma fotógrafa americana muito boa, escolheu a mim. Euzinha aqui. Depois daquele dia, daquele email, daquele contrato, eu não fui mais a mesma. Hoje, se eu tenho confiança no meu trabalho, é devido a ela e outras pessoas muito especiais que entraram na minha vida em 2011. Por isso, se eu tenho um conselho pra dar para qualquer fotógrafo que esteja começando agora, esse conselho é: AME o que você faz. RECHEIE as suas fotos com esse amor. MOSTRE ao mundo o seu trabalho tão especial e querido. E você pode ter certeza, o Universo retribui e os clientes certos pra você estão guardados. :) Agora chega de falar que eu já tô com nó na garganta aqui só de lembrar disso tudo e escrever… :’) Vamos às fotos!

Começamos o dia na praia de Stella Maris, em frente ao Resort Catussaba. Obrigada à dona do hotel, que permitiu que fizéssemos as fotos lá! :D

Rej brincando com seu pequeno…

Kaan se divertindo e brincando na areia… (AH! E olha que especial! Foi a primeira vez que ele foi à praia! Pausa… Agora, todos juntos: OOOUUUUNNNNN!)

Os pezinhos na areia…

E brincando de fazer castelinho com a mamãe…

Então… Nessa foto ele estava fazendo o que???? Isso mesmo, comendo areia! rsrs

Lindo! ♥

Para molhar os pezinhos na água…

Olha essa carinha fofa, gente!

Um beijo gostoso…

Um chamego…

E um aperto também! :D

O papai não estava lá fisicamente, mas não foi esquecido. A homenagem de Rejane e Kaan para Mete. ♥

Os pezinhos gorduchos cheios de areia…

Tudo o que Kaan queria era andar na areia pra lá e pra cá e pegar aquele treco diferente e esmagar em suas mãozinas…

Depois de um rápido meio banho, eles trocaram de roupas para fazermos algumas fotos na parte do gramado do hotel, que era lindo! E, enquanto a Rej estava se trocando, Kaan ficou um pouco no colinho da Tia Renata, irmã da Rejane que foi nossa motorista nesse dia e acompanhante no dia anterior. :) Brigada por tudo Rê! :D (Curiosidade: Eu acostumei a chamar a Rejane de RÊ, nos emails, mas lá na família dela, todo mundo chama ela de Rej – o que eu achei super engraçado no início, mas depois acostumei – mas imagino que deve ter alguma coisa a ver com Renata, né? Ela sim que deve ser a Rê por lá! rs)

E fomos pra grama brincar mais um pouco!

Brincando com o catavento colorido…

Cute!

E um abraço gostoso!
Pra completar… uma luz linda! ♥

Sentamos embaixo da árvore pra Rej ler um pouquinho pro Kaan… (detalhe mega fofo pra ele chupando os dois dedinhos! Já tava com soninho, tadinho! rs)

O livro preferido de Kaan – Five Little Ducks! :D

Uma das minhas fotos preferidas da sessão:

Inicialmente, Rejane também queria fazer as fotos dela na Praia do Forte. Mas depois do que constatamos no ensaio da Vanessa, achamos que ia ficar difícil de chegarmos lá com Kaan pequeninho. Mas ela ainda assim queria algumas fotos num cartão postal da Bahia. Fomos então pro Farol da Barra, o que não ficou devendo nada…

ADORO essa foto… ♥

Ainda bem que tínhamos esse pirulitão colorido pra distrair Kaan, porque ele já tava caindo de soninho, tadinho… rs (Detalhe para a camiseta LINDA que Rejane escolheu especialmente pra nossa sessão, com desenhozinho by Romero Britto ♥)

Love…

Quando chegamos no Farol, o sol já tinha se posto (pegamos um trânsito SURREAL!), mas ainda havia uma luz linda pra aproveitar…

Num lugar LINDO como esse, foi inevitável não dar uma de turista e fotografar não só meus clientes, mas a beleza que estava a minha volta…

O Farol…

Um estrelinha láááá no alto do céu…

Uma parte da muralha que circunda o Farol. E o céu. ♥

E a gente tinha que distrair Kaan pra tirar o pirulito da boca dele e fazer algumas fotos assim! rs

E assim, do pirulitão! :D

E, pra terminar, uma foto clássica, na frente de um dos maiores cartões postais de Salvador, já quase sem luz natural, aproveitando a luz (verde) que vinha de um post da rua. rs

Eu tive que lutar muito pra não colocar o dobro de fotos nesse post, mas acredito que consegui fazer um bom trabalho escolhendo as melhores. ;) Espero que vocês tenham gostado!

AH! E tem mais… A Rej vive me falando que entra TODO SANTO DIA no meu blog, esperando por um post novo… Ela sabia que o post dela tava chegando, mas eu não vou avisar pra ela que já postei as fotos dela aqui… Quero só ver se é verdade e quando é que ela vai ver e comentar aqui! hauahauhauha Rej, agora conta aqui nos comentários o que você sentiu ao ver suas fotinhas aqui. :)

Pra terminar o post, só pra lembrar: Se você tem interesse em fazer um ensaio assim como esse aqui, aviso que nos dias 23 a 25 de março estarei em Florianópolis! Entre em contato para saber a disponibilidade de agendar uma sessão. ;)

E, notícia em primeira mão, se você é de Salvador e quer fazer um ensaio fotográfico lindão como esse, me mande um email também, pois estarei voltando praí em breve! :D

Um beijo e uma ótima quinta!

  • janaina - 15 de março de 2012 - 14:54

    Bahia cheia de coqueiros!! Lindo as fotos!
    Adoro sempre!
    SucessoReplyCancel

  • Paula Pimenta - 15 de março de 2012 - 14:55

    Acho que já estou me tornando muito repetitiva…rsssss.
    AMEI!!!!!!
    Vc esta fera minha amiga e estou muuuito orgulhosa de vc e do seu trabalho.
    Parabéns mais uma vez.
    Beijos grandes.ReplyCancel

  • JOANA HERMANNY - 15 de março de 2012 - 14:58

    Ana, parabens!! Queria morar na Bahia para fazer um ensaio desses com a minha pequena ;)
    Amei!!!
    BjsReplyCancel

  • Débora Fontes - 15 de março de 2012 - 15:03

    Aninha, que ensaio lindo!

    Sou fã dos seus textos…rs. Essa tá demais viu!

    Já passei por isso também, clientes que me acharam pela internet, sem indicação, nem nada e me contrataram sem nem pestanejar. É uma sensação incrível de reconhecimento. Sempre que isso acontece fico em êxtase! Hehehe

    Ainda não saí de BH para fotografar, mas um dia quero chegar lá, igual a você.

    Beijos =)ReplyCancel

  • daniela seco - 15 de março de 2012 - 15:10

    Nosssaaaa…que coisa mais linda!
    Praia, família, bebê…é mto amor!
    Parabéns Ana, as fotos estão demais!!!!!ReplyCancel

  • Thaysa - 15 de março de 2012 - 15:17

    Eu nunca duvidei da sua capacidade e sei que vc está apenas começando…. seu caminho é longo, mas será lindo e cheio de alegrias!
    Amei o ensaio!!!!!!
    BjosReplyCancel

  • Rejane - 15 de março de 2012 - 15:29

    Minha queridissima Ana,

    Sabia que seria emocionante ver o seu post com as fotos do Kaan, mas, mais importante do que ver essas fotos aqui hoje, foi ler seu texto contando os detalhes que ainda nao conhecia de como aconteceu a “nossa estoria”! Eu cheguei a me arrepiar aqui lendo cada paragrafo. E pra mim foi uma alegria enorme saber que de alguma forma eu acrescentei algo a sua vida profissional, e que esse nosso encontro foi tao importante para voce.

    Para mim essa tambem foi uma experiencia MARAVILHOSA porque, desde que vi aquele seu post no blog da Claudia, eu sempre acompanhei mesmo de perto o seu trabalho. Eu senti logo uma conexao enorme com voce, pelo seu olhar pros minimos detalhes dos momentos em que fotografa e pela forma descontraida e divertida que escreve seus textos. Os seus posts sempre me fazem sorrir, e por isso que olho sua pagina quase todos os dias – no meu iPhone uma janelinha do browser ja fica sempre aberta no seu blog!

    Enfim, Ana, serei sempre eternamente grata pela sua atencao, perseveranca e cooperacao para tornar as nossas fotos em Salvador realidade. Obrigada por se desbandar com a gente de um extremo a outro da cidade, correndo contra o tempo em direcao ao por do sol no farol, pra poder registrar momentos maravilhosos que passei com o meu filho na minha Terrinha linda que eu amo tanto.

    Se depender de mim, voce ira ver ainda muitos pores-do-sol na Bahia! E, com fe em Deus, na California tambem!

    Um beijo enorme pra voce, e muito, ainda muito mais sucesso!

    Re ou Rej (como preferir!) :o)ReplyCancel

    • Ana Telma - 15 de março de 2012 - 15:54

      Ooooowwwwnnnn! Morri, Re!! :’) Deixa eu me recompor aqui… peraí… rs

      BrigadÃOÃO pelo carinho… ♥ Você sabe que amei conhecer você e que já estou morrendo de saudades dos nossos looongos emails!! Espero que nos encontremos muitas vezes ainda! :) Beijinhos!

      ***

      Meninas, muito obrigada pelo carinho de vocês! Ameeeiii! Brigada mesmo! :)ReplyCancel

  • Caroline Rosa - 15 de março de 2012 - 17:38

    Ana!! Que alegria!!
    Fiquei emocionada com a sua história, com esse seu encontro e seu florescer!
    As fotos dizem tudo! Tudo merecido!!
    E é apenas o começo, que você continue assim, sempre brilhando!
    Beijos
    CarolReplyCancel

  • Ana Reis - 15 de março de 2012 - 21:27

    Aninha, que coisa mais fofa !! Vc merece todo esse reconhecimento viu? E as fotos ficaram lindas de viver !!
    Quero ver as da California em breve ! ;)

    BjsReplyCancel

  • Aline Sena - 15 de março de 2012 - 21:51

    Ownnnn!!!! Amei a história!! E amei o comentário da Re/Rej rs
    Esse carinho dinheiro nenhum no mundo compra, a gente conquista!
    Ana, vc fotografa com o coração, e a gente vê isso pela resultado do teu trabalho. Lindo, como sempre!!
    Bjs e muito sucesso amiga!!ReplyCancel

  • Erika Rodrigues - 16 de março de 2012 - 07:50

    Aninha, que post lindo!
    Você se supera a cada dia, definitivamente! Eu morro de felicidade e orgulho! <3!

    Sua dedicação e amor pelo que faz irradia a cada palavra, a cada foto. E que fotos, hein!
    A minha preferida dessa sessão foi a do "we love dad". Simplesmente perfeita!
    E vc já sabe: sou sua fã!
    <3!ReplyCancel

  • JAMILE - BIG FAMILY - 21 de março de 2012 - 16:18

    / Euuuuuuuuuuuuuuuuuu…rsrs…Uma baianinha como não ficaria feliz em saber q vc esteve aqui na minha terrinha? Fiquei tão feliz em vê seu comentário lá no blog que vc nem imagina.. acho q fiquei mais do que vc em vê que seu nome estava lá nos link’s…rs.. Pq quase (ou nenhum?) FOTOGRAFO comenta lá :( Esperar um seu? Uma fotografa? ha-ha-ha.. rsrs… Então fiquei mesmo MUITO FELIZ :)))
    Como sempre, antes de adicionar o link lá eu pergunto se pode, só que estava arrumando o blog e o pc meio doidinho, fiquei com medo de perder o seu blog e acabei adicionando (como fiz com outros tb). Encontrei seu blog não tem 1 mês, e tô enrrolando pra comentar quando fico surpresa hj com seu comentário…GANHEI O DIA..rs.. Agora pergunto, posso adicionar? rrssrsrs.
    Enfim.. acho q deu pra perceber, sou louca por fotos. Ahh, detalhe, só eu atualizo o blog (a 1 ano tras quem atualizava era a minha cunhada, mais há 7 anos atras era eu mesmo..rs (dei um tempo por conta do casório, agora voltei… e a todo vapor..rs).. Comentei isso pq pelo comentario seu deu pra perceber que vc ficou perdidinha com quem falava lá..rs..
    Vixee.. isso aqui tá mais parecendo um jornal do que um comentário..rs..

    AGORA COMENTANDO DA SESSÃO EM SALVADOR-BA… O que dizer???? LINDA!!!!! Ahhh… e pode ter certeza do mundo todo que a Rej escolheu a pessoa certa. Menina, faz vergonha.. em SALVADOR não se acha um FOTOGRAFO! As fotos do meu casamento mesmo foi com um MARROM (marromenos) rsrrs… Fico babando nas fotos de vcs.. pq aqui agente não acha fotografo e quando acha é de studio, ninguém merece, né?
    Acho q é melhor agente trocar e-mail.. pq senão vai acabar o espaço de comentários aqui…rsrs
    Amei, amei e amei as fotos!!! Pode ter certeza de quando estiver de BARRIGÃO vc vem pra BAHIA de novo…rsrs

    Bjãoo!!!
    Parabéns pelo belo trabalho ;)ReplyCancel

    • Ana Telma - 23 de março de 2012 - 00:12

      Jamile, quero te responder com um outro email assim deeeeeesse tamanho!!! :D Mas agora, passei correndo só pra agradecer o carinho. :) Beijos!ReplyCancel

  • Jacqueline - 21 de março de 2012 - 22:19

    Olá, Ana! Que história mais linda! E que bom que vemos como é sincera e real! Amo fotografia e descobri o DDF, e não sai mais de lá desde então, faz mais de um ano e agora comecei a fotografar (não profissionalmente, lógico)! Mas, eu lembro de ti, sempre com os comentários mais animados e interessados. Lembro inclusive do seu artigo, de como temos que fotografar em diferentes ambientes e situações =D E como sigo alguns fotógrafos, vi a Cláudia Regina falando de você no twitter, resolvi entrar pra ver quem era e logo que vi sua foto, vi que era a moça que comentava, perguntava e era entusiasta. E hoje, fico boba de como seu trabalho é de qualidade, como o amor reflete em sessões lindas! Fiquei animada em continuar pesquisando, estudando, tentando, fotografando amigos, até encontrar meu caminho! E sua história me ajudou a ver que é possível acreditar em mim! Parabéns, agora sigo seu trabalho pra me inspirar ^^ReplyCancel

    • Ana Telma - 23 de março de 2012 - 00:11

      Extreeeeeemamente lisonjeada com seu comentário, Jacqueline!! Fiquei muuuito feliz! :) Obrigada! E acredite SIM em vc, como eu acreditei em mim. ;)ReplyCancel

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Os campos marcados são obrigatórios *

*

*