Ana Telma Fotografia – moments & stories » Fotografia de Família e Casamentos

Dicas do que fazer com os filhos no último fim de semana de férias!

O mês de julho tem aquele clima gostoso de férias que contagia tanto as crianças quanto os pais. Aquela paradinha rápida para recarregar as energias no meio do ano! Mas na próxima segunda-feira já é hora de voltar à rotina da escola. As crianças voltam às aulas e nesses dias a ansiedade é difícil de controlar: eles reclamam de tédio, de não ter nada pra fazer e as mamães e papais ficam encucados em como transformar esse último tempinho livre em algo divertido. Por isso, resolvi bolar essas dicas do que fazer com as crianças nesse último fim de semana das férias de julho! :D Mas… como aproveitar esse tempo livre com as crianças sem fazer mais do mesmo e não gastar muito? Pensando nisso, elaborei as dicas perfeitas pensando em quem já viajou e passeou bastante em julho e quer dar o melhor fim de férias para os filhos! Vamos conferir? ;)

* Mas olha: não se prenda a esse fim de semana não! As ideias são plenamente aproveitáveis para qualquer dia que você queira se divertir e curtir muito com seu filhote! ;)

Picnic!

Seja no parque mais próximo ou mesmo no quintal de casa, essa é a desculpa perfeita para estar com os filhotes em contato direto com a natureza. A experiência pode ser lúdica e educativa ao mesmo tempo, já que os pequenos podem reparar em novas espécies plantinhas e animais e despertar o interesse pelo meio-ambiente à sua volta. Para completar, os picnics são tradicionalmente um lanchinho saudável, com a presença de frutas, sucos e outros alimentos cheios de vida e cor que vão complementar a paisagem que vocês estarão curtindo. :)

DYI

“Do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”, não é tendência – é charme e necessidade! ;) Os itens caseiros e personalizados já seriam legais por si só se não fossem os vários benefícios que trazem às crianças e ao meio-ambiente. O reaproveitamento de materiais que normalmente iriam para o lixo é a base dessa experiência, que cabe no bolso de todo mundo e tem muito a ensinar sobre atividades manuais, que trabalham a coordenação e a criatividade. Vale construir uma caixa de brinquedos toda decorada com objetos reaproveitados (papel de presente, fitas, botões e o que mais a sua imaginação mandar), até desenvolver jogos tradicionais de gincanas e festas infantis: acertar a bola de meia na boca do palhaço, derrubar as latas de óleo ou achocolatado, os tradicionais cavalinhos de madeira, nascidos de um cabo de vassoura, ou um catavento, que reaproveita papeis.

(lógico que os brinquedos acima foram feitos por profissionais maravilhosos que produzem esses mimos com muito carinho e competência para festas infantis e casamentos, mas você pode muito bem usar de inspiração para aproveitar a ideia e fazer do seu jeitinho, aproveitando o que tem na sua casa! ;) )

Chef de cozinha

Não importa a idade ou se é menino ou menina. Todo mundo se diverte colocando a mão na massa! Pesquisas já indicam que brincar de cozinhar melhora noções de matemática, velocidade, concentração, cores, materiais e muitos outros conceitos. Sob a supervisão de um adulto, a criança vai descobrir novas texturas e sabores, ter um contato direto com diferentes alimentos e ganhar mais independência, se sentindo útil e integrada à rotina da casa. O ingrediente secreto? Muita diversão!

Um dia de brincadeiras!

Essa é a oportunidade que faltava para tirar as crianças mais sedentárias da frente do computador, da TV ou do videogame. Na praça mais próxima de casa, é comum encontrar várias opções de brincadeiras para a criançada. Vale desde investir alguns reais no pula-pula até utilizar os brinquedos geralmente disponibilizados nos parquinhos públicos ou no playground do condomínio, gratuitamente. Balanço, escorrega e gangorra são algumas das melhores opções para manter os filhos em atividade. E a gente sabe que eles amam!

Festa!

A volta para a escola pode significar um até logo para brincadeiras diárias com amiguinhos que moram por perto, mas que estudam em colégios diferentes. Essa pode ser a chance de unir a turma uma última vez nas férias, com uma minifestinha. Uma tarde de filmes, jogos, piques e brincadeiras variadas pode ser a melhor forma de voltar para a sala de aula com fôlego renovado. E se engana quem acha que vai gastar muito promovendo esse programa em casa: há várias opções de lanches que são boas fontes de energia. De sucos a sanduíches e biscoito leves, passando pela boa e velha combinação de cachorro-quente e pipoca, ninguém precisa investir muito para ter em troca o olhar de diversão estampado no rosto das crianças. :)

(essa festa linda foi idealizada e montada pela Clappy Festas, com todo amor do mundo! Mas você pode aproveitar as dicas para incrementar a sua festinha em casa com muita cor e criatividade!)

Aproveita que tá um dia lindo lá fora e coloca alguma (ou muitas!) dessas ideias em prática! :D Quem aproveitar todas as oportunidades para as brincadeiras, por mais simples que sejam, com certeza vai construir momentos que ficarão na memória da sua família por muito tempo. Ah! E não se esqueça de tirar fotos e me contar! :D Posta no instagram e marca com a hashtag #dicaanatelmafotografia! ;) Vou adorar saber que você colocou em prática!

Um beijinho e ótimo fim de semana pra vocês!

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Os campos marcados são obrigatórios *

*

*