Ana Telma Fotografia – moments & stories » Fotografia de Família e Casamentos

Dicas de produtividade e organização do tempo

No último fim de semana, aproveitei para colocar minhas coisas relativas ao trabalho com a fotografia em ordem. Precisava organizar minhas tarefas e queria o máximo de rendimento e aproveitamento inteligente do meu tempo, por isso, utilizei algumas técnicas de produtividade que resolvi compartilhar no meu facebook e no meu instagram. (aproveita e me segue lá! :D) Quem não conseguiu acompanhar todos os posts pode conferir abaixo as dicas reunidas e começar 2015 de vez, com o pé direito! ;) Dêem uma olhadinha:

 

Dica #1: TENHA FOCO!

Se você está precisando colocar suas coisas em ordem, fazer uma arrumação geral ou organizar qualquer parte do seu trabalho ou até da sua casa, saiba que você vai ter que dedicar um bom tempo a isso e só a isso! Quanto tempo? Depende da tarefa que você tem a fazer. No meu caso, tirei um fim de semana para organizar meu trabalho, então serão dois dias! Mas pode ser que você precise de menos. O importante é saber que, durante esse tempo, você vai precisar abdicar de algumas coisas: ver televisão, sair com os amigos, ficar de bobeira na internet… Mas não se preocupe! O tempo que você está investindo nessa tarefa hoje certamente vai te ajudar a ser mais organizado e isso significa mais tempo livre no futuro! Então… Mãos à obra! :)

Dica #2: Ainda falando sobre FOCO! Evite as distrações das redes sociais

Feche as redes sociais do seu computador e do celular! Silencie todas as notificações enquanto estiver trabalhando. Todas as distrações acabam te tomando um tempo tremendo quando a gente vai “só responder uma mensagenzinha rapidinho” e, quando vê, já passou uma hora. Faça intervalos para descansar de meia em meia hora (ou outro intervalo que você quiser) e use essa pausa para conversar com os amiguinhos no whatsapp e no facebook! :)

Dica #3: PLANEJE-SE!

Pegue papel e caneta (ou o seu app favorito) e anote todos os seus horários e todas as tarefas que você tem que desempenhar. Isso ajuda você a se organizar, a enxergar quantas coisas você tem a fazer e, principalmente, a alcançar a sensação de satisfação ao riscar uma tarefa da sua listinha! É as poucos que se chega lá mesmo, mas você precisa conhecer o seu ponto de partida para poder analisar a distância que percorreu quando chegar ao final.
“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.” Vamos em frente!

Dica #4: DORMIR! \o/

Depois de planejadas todas as tarefas para o dia seguinte, uma boa noite de sono é fundamental! Eu ainda vou tomar um banho pra relaxar e comer uma coisinha antes de dormir, mas já terminei as tarefas por hoje! Foi só 1h30, porque cheguei tarde em casa pois tive que ir ao mercado me abastecer para o fim de semana, mas deu pra fazer muita coisa! Preparei 2 documentos para colocar no correio, enviei 6 e-mails, gravei 1 pendrive com um trabalho antigo que tive que desarquivar para enviar para a cliente que me pediu porque perdeu o pendrive, mandei algumas fotos para um fornecedor de casamentos, planejei todas as tarefas de amanhã, postei todas essas dicas… UFA! São pequenas coisas que tomam um tempão e uma hora tem que ser feitas! E para isso que é esse fim de semana, me organizar e resolver pendências. Então bora descansar que amanhã tem muito mais!

Dica #5: ACORDE CEDO!

Acredite em mim, eu também era uma dessas pessoas que não conseguia de jeito nenhum acordar 6h, 7h da manhã! Mas, uma vez que você se propõe a isso, é questão de hábito, costume! Seu corpo aos poucos se adapta e você não vai querer outra vida! Tente! É maravilhosa a sensação de chegar no meio da manhã e já ter feito um mooooonte de coisas! \o/ Com certeza seu dia renderá bem mais!

Dica #6: Capriche no café da manhã!

Seja um dia de trabalho, arrumação ou outro qualquer, o café da manhã é a refeição mais importante do nosso dia! Tente incluir todos os grupos de alimentos (um carboidrato, integral de preferência, uma fruta, um derivado do leite – no meu café ainda tem um iogurte que não entrou na foto! rs) e alimentos frescos, menos industrializados possível! Nossa saúde agradece! Com certeza com um bom café da manhã, você vai ter muito mais pique para encarar as inúmeras tarefas do seu dia!

Dica #7: Faça exercícios!

Se você, como eu, é super sedentária, inclua djá exercícios físicos na sua rotina! E não deixe de praticá-los nem mesmo nos fins de semana ou quando sua agenda estiver mais apertada. Eu sou muito preguiçosa, então estou sempre tentando arranjar uma desculpa. Ou era, pelo menos… rs Estou mudando!  Fazer exercícios pela manhã nos dá muito mais disposição para encarar todas as tarefas que temos a frente. Descubra o que mais te dá prazer e se joga!

Dica #8: PRODUTIVIDADE! A técnica Pomodoro

Eu gosto bastante da técnica Pomodoro para conseguir focar nas minhas tarefas e riscar mais itens da minha listinha de forma mais rápida! Dá uma googlada aí pra entender melhor como funciona, mas basicamente é isso: você trabalha direto, sem distrações, por 25 minutos (eu faço 30) e pausa 5 minutos. A cada 4 Pomodoros (blocos de meia hora), você faz uma pausa maior (15-30 minutos). É impressionante como essa técnica ajuda a manter o foco e a ajustar seu tempo, pois você consegue ver direitinho que tarefas te demandam mais tempo e quais são rápidas de resolver. O print da tela é o app iTomato, mas você pode usar qualquer timer para controlar o tempo!

Dica #9: Aproveite as pausas!

Na hora das pausas curtas (5min a cada 25-30min de trabalho) levante da cadeira, saia do ambiente que você está trabalhando. Estique as pernas, ande pela casa, se alongue e veja se consegue fazer atividades prazerosas que sejam rapidinhas. Brincar com seu animalzinho, ver um vídeo divertido no YouTube, tirar algumas fotos, se atualizar das redes sociais, ler algumas páginas de um livro, qualquer coisa serve!

Dica #10: Comece pelas tarefas mais urgentes!

Existem um motivo para elas serem urgentes! Elas não podem esperar! Faça tudo que for urgente primeiro e depois passe para as mais importantes e depois… Bem… Depois, tudo o que ficou pra depois! rsrs Quando fizer seu planejamento, destaque as tarefas urgentes para saber por onde começar.  Se quiser se aprofundar no assunto, procure no Google “matriz urgente-importante”.

Dica #11: Estoque opções de lanchinhos rápidos e saudáveis!

No meio da manhã e no meio da tarde, provavelmente você vai estar ocupado com as suas tarefas. Para não perder tempo, abuse das frutas, iogurtes, biscoitos e barrinhas integrais e mix de nozes, por exemplo, para garantir energia para continuar a batalha.  O ideal é que sejam coisas práticas para você não perder o foco nesse período mais intenso dedicado a riscar as tarefas da sua listinha!

Dica #12: Organize seus arquivos e pastas!

Só aqui são 4 hds ativos (3 externos e o do mac) e muitos, mas MUITOS arquivos espalhados por eles! Desenvolver qualquer trabalho em meio a esse caos é muito complicado e faz você perder muito tempo quando precisa procurar, arquivar ou desarquivar algum arquivo ou backup. Até hoje eu não consegui uma maneira eficiente de automatizar meus backups, então faço tudo manualmente. O que requer uma manutenção de vez em quando. A dica que eu dou é: separe seus trabalhos por ano, uma pasta para cada ano. Dentro das pastas anuais, a pasta de cada trabalho deve ser nomeada assim: AnoMêsDia Tipodotrabalho Nomedosclientes. Exemplo: 20140920 casamento Vanessa Jouber (casamento de Vanessa e Jouber fotografado em 20/09/2014). Para quem usa mac, recomendo colocar um “_” antes do nome de todas as pastas, assim elas ficam sempre antes dos arquivos na visualização, como no Windows (o que eu acho muito mais prático!)

Dica #13: prepare-se para lidar com imprevistos!

Quando fizer seu planejamento prévio, deixe buracos no seu cronograma caso precise reorganizar as tarefas por conta de surpresas que aparecem e temos que lidar com elas. Trabalhando em casa são muitos os imprevistos que podem surgir e atrapalhar o cumprimento das suas tarefas. Analise se você precisa lidar com a situação agora ou se pode deixar pra depois. Se for urgente, faça e volte logo em seguida ao trabalho. Reorganize seu cronograma e não desanime! Empurre seus horários mais pra frente e continue no pique! No final do dia terá valido a pena.

Dica #14! BEBA BASTANTE ÁGUA!

Além de fazer bem pro nosso corpo, nos manter bem hidratados faz com que nosso cérebro trabalhe melhor e você consiga ficar mais focado e concentrado!  Aproveite para dar uma mudada e brincar com águas saborizadas: acrescente algumas rodelas de limão, morango, abacaxi, pepino ou folhinhas de hortelã na sua água para dar uma turbinada em forma de vitaminas!

Dica #15: Saia um pouco do escritório!

Trabalhar fim de semana não é exatamente o sonho de todos, não é mesmo? rs Então tente sempre fazer essa atividade ser o mais prazerosa possível! Em algumas tarefas que não requeiram que você fique dentro do escritório, vá para algum lugar aberto, a varanda ou o quintal da sua casa, ou, até mesmo, um parque ou praça próximos. Mudar de ares faz bem!

Dica #16: Não deixe as tarefas domésticas de lado!

É muito difícil pro nosso cérebro se concentrar nas atividades que temos que fazer quando ele sabe que tem louça pra lavar na cozinha, roupa pra por na máquina ou esticar no varal, cama para arrumar, etc. Esse é um dos desafios de se trabalhar em casa! Deixe espaço no seu cronograma para essas tarefas básicas que garantirão toda tranquilidade que você precisa para continuar no ritmo de trabalho. Você pode já deixar meia hora depois do almoço para arrumar a cozinha ou usar as suas pausas de 5 minutos a cada Pomodoro para isso.

Dica #17: Mantenha as tarefas em local visível!

Mantenha um quadro com todos os trabalhos e todas as etapas de cada trabalho em local bem visível pra você. Vá riscando as etapas terminadas e atualizando o quadro periodicamente. Esse meu está suuuuper desatualizado e vou “passar ele a limpo” e depois mostro como ficou!

Dica #18 e última: Dê o seu melhor, sempre!

E o meu quadro de etapas de trabalhos ficou assim! E agora ele vai morar embaixo do meu mural de inspirações!  A última dica é: se proponha a dar o seu melhor, sempre! Organize-se para se manter organizado e não desista! O trabalho é diário! Se você não conseguir fazer tudo que queria, não desanime! Veja o quanto você conseguiu já fazer até aqui.  Começo a semana muuuuito mais organizada e com bastante pique para continuar zerando as tarefas.

***

Se você gostou das dicas, deixe um comentário aqui pra eu saber! E se quiser que eu faça mais posts assim, é só dizer também. :) Deixe também as suas próprias dicas de como se manter organizado e como aumentar a sua produtividade! :) Vou adorar aprender coisas novas! :D Conhece algum amigo que poderia se beneficiar com as dicas? Mande pra ele por email ou compartilhe no facebook! ;)

Beijocas e até a próxima! ;)

  • Alvaro Rodrigues - 12 de março de 2015 - 09:18

    Interessante o seu método de trabalho, gostei mesmo!

    Como um bom aprendiz, pegando várias dicas com você!ReplyCancel

  • Renato Tosta - 19 de junho de 2015 - 12:32

    Belas dicas, estou acompanhando sempre.ReplyCancel

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Os campos marcados são obrigatórios *

*

*