Novidade! A diagramação dos meus álbuns

Se tem uma coisa que eu aaaaamo fazer no meu trabalho – além de fotografar – é diagramar os álbuns! É muito legal poder escolher as fotos que vão contar a história daquela família, pensar nas sequências, nas combinações de imagens preferidas, juntar tudo nas páginas… É ver o trabalho tomar a forma final. Aquilo que fica. :) E eu até acho que é uma tarefa que desempenho bem, sempre achei meus álbuns bem bonitões! rs Porém, convenhamos, não sou designer… sou fotógrafa! rs Um álbum, para ficar perfeito, tem que ser muito bem diagramado e isso requer algumas técnicas que um bom designer faz melhor do que ninguém. Existem muitos excelentes fotógrafos que fazem álbuns lindíssimos, tanto quanto suas fotos! Mas não adianta… O trabalho de um bom diagramador sempre complementa o trabalho do fotógrafo da melhor maneira possível.

Há algum tempinho eu já vinha pensando em contratar um designer para fazer a diagramação dos meus álbuns. Tanto pela crescente falta de tempo em conciliar todas as tarefas, quanto, como eu falei acima,  pela certeza de que o trabalho de um bom designer complementaria aquilo que eu procuro fazer com a minha fotografia, oferecendo sempre o melhor pros meus clientes. Cheguei a fazer alguns contatos com alguns excelentes diagramadores e empresas, mas nunca fechei com ninguém – seja por não identificação com o profissional ou com o estilo da diagramação ou ainda por não ter aquela certezinha de que era aquilo que eu queria… Quem me conhece sabe que eu sou bem chata e exigente com a qualidade do meu trabalho e, essencialmente nesse caso, eu não abriria mão de delegar essa tarefa para alguém que eu julgasse que fosse fazer o trabalho melhor que eu e – mais ainda – fosse de fato me ajudar, ao invés de me dar mais trabalho! rs

E foi mais ou menos assim que começou a minha história de parceria com o Dado Calabresi, um fotógrafo e diagramador talentosíssimo lá de Portugal! Nos conhecemos graças ao facebook e fomos trocando figurinhas sobre fotografia, cursos, material de estudo, técnicas, dicas, além de muitas risadas. Daí surgiu uma gostosa amizade e pra começarmos a trabalhar juntos foi um pulinho! Desde o primeiro álbum que ele diagramou pra mim, eu soube que eu tinha feito a escolha certa! Eu simplesmente AMO o estilo de diagramação dos álbuns que ele faz. É clean, moderno, leve, impecável. Eu passo as fotos pra ele e parece que ele simplesmente sabe exatamente como eu imaginei aquelas imagens distribuídas em um livro, que conta aquela história. Eu jamais faria essa tarefa melhor do que ele faz e hoje estou muito feliz com a minha escolha! :)

De lá pra cá, o Dado já diagramou os últimos 6 álbuns da minha produção e ainda fará muitos outros! Então sim, se você recebeu seu layout de álbum recentemente, seu álbum foi diagramado diretamente láááá de Portugal! Olha que chique!! rsrsrsrs A escolha das fotos que vão para o álbum ainda é feita por mim, antes de passar pela seleção final do Dado e, antes do envio para o cliente, eu também faço uma revisão e peço as alterações pra ele que eu achar necessárias. Tudo para garantir que o trabalho ainda tenha a minha cara e o meu estilo. ;)

Dado, querido, já te disse mil vezes o quanto seu trabalho é lindo, inclusive como fotógrafo, e que eu sou completamente apaixonada pela sua diagramação! Fico babando cada vez que você me manda um trabalho finalizado! E tenho certeza de que meus clientes pensam o mesmo. ;) Obrigada por fazer parte da minha vida e, agora, do meu trabalho! Que essa parceria possa crescer cada vez mais. Mwaahhhh!

Pessoas, deixo com vocês alguns dos álbuns que o Dado já diagramou pra mim. Dêem uma conferida e vejam se eu não tenho razão em simplesmente amar o resultado final. (clique na foto da capa de cada álbum para ver a diagramação completa)

Beijinhos e um ótimo restinho de domingo a todos!

6 comentários
Escreva um comentário...

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado Campos obrigatórios estão marcados com um *

  • Nathália14 de outubro de 2012 - 13:19

    Ah, agora eu entendi o que é a diagramação dos álbuns! hehehe
    E é verdade, ficam realmente lindos! Você e Dado estão de parabéns, pois é somente com essa parceria que o produto final fica tão bonito!
    Beijo!respondercancelar

  • Dado Calabresi14 de outubro de 2012 - 15:27

    Ana, já te disse várias vezes que amo diagramar os seus álbuns!! To adorando essa parceria e fico hiper feliz em saber mais uma vez que sou o diagramador que procurava!! Que essa nossa parceria dure muiiiiito tempo!!!

    Beijão querida!! Mwahhhhhhhhhh!respondercancelar

  • […] da Carol aqui (a primeira foto da matéria), da Flavinha e do Thiago, que tem o álbum publicado aqui, e os demais estão todos na minha página do […]respondercancelar

  • Thamara26 de fevereiro de 2014 - 10:08

    Bom dia Ana,

    Meu nome é Thamara sou de São Paulo, primeiramente vou te cumprimentar pelo belo trabalho e pela parceria, meus parabéns. Vou contar um pouquinho da minha experiência com álbuns, pois necessito muito de um conselho de alguém experiente na área. Quando eu ainda era adolescente minha mãe arrumou nosso primeiro computador e eu sempre fui muito curiosa e gostava de eletrônicos, achei o photoshop no computador e quis aprender a trabalhar nele, abri uma foto e fui experimentando todas as ferramentas até que descobri muitas coisas sobre ele, algum tempo depois arrumei meu primeiro emprego em uma fototica, o dono me mandou fazer algo em uma foto de um homem e se eu conseguisse estaria contratada, e eu consegui. Enquanto trabalhei lá não saia de perto da designer da loja e ela me ensinou muita coisa. Depois tive que sair de lá devido aos estudos, muito tempo passou e não trabalhei mais com fotos, mas não deixei de trabalhar minhas próprias fotos, inclusive quando minha filha nasceu fiz o álbum do primeiro ano de vida dela, e também fiz o álbum de casamento da minha cunhada (sem cobrar nada). Eu acompanho muitos blogs sobre o assunto para acompanhar as tendências. Não estou satisfeita com minha vida profissional hoje, gostaria de fazer o curso de processos fotográfico para aperfeiçoar mais os meus conhecimentos sobre diagramação e também aprender mais sobre fotografia. Gostaria de ser fotografa e designer de álbuns, pois é o que eu gosto de fazer e quero fazer. Ana, por onde começar?

    Obrigada.respondercancelar